Os laboratórios Leti dão em fevereiro de 2017 a conhecer a Letifend, a primeira vacina desenvolvida na Europa a ter por base a tecnologia de ADN recombinante, fazendo deste tratamento mais eficaz e mais seguro para o animal, conforme indicam através de comunicado enviado às redações.

A leishmaniose canina é uma zoonose global, derivada do parasita L. infantum, com incidência muito grande em Portugal, especialmente nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve. Assim como Espanha, França e Itália, são “os países mais afetados da Europa com cerca de 2,5 milhões de cães infetados por L. infantum, na totalidade”.

A leishmaniose canina pode não apresentar sintomas durante anos, sendo uma doença difícil de diagnosticar sem ajuda médica.

A vacina Letifend é formulada a partir de fragmentos de proteínas do parasita L. infantum e serve para imunizar cães não infetados, assim como reduzir o risco de infeção ativa ou doença clínica após exposição do animal à doença.

Ao contrário das vacinas já existentes, a Letifend “é administrada numa única dose anual, de modo que pode ser incluída em protocolos de vacinação dos cães, logo a partir dos seis meses de idade” e “garante a inexistência de efeitos secundários no animal, frequentemente verificados até então”.

Confira o nosso vídeo sobre a leishmaniose clicando aqui!


Dr. Fábio Fidelis
Dr. Fábio Fidelis

Sou amante dos animais desde de criança, minha família tem um grande vinculo com os animais e tenho vários membros da família na profissão de médico veterinário inclusive o meu incrível pai (Dr. Eduardo Costa) o qual tenho extrema admiração! -Conclui o curso de Medicina Veterinária pela UFMG em 2011. - Pós graduação em ultrassonografia em 2012. - Pós graduação em clinica e cirurgia de pequenos animais em 2014. - Pós graduação em anestesiologia em 2014. - Pós graduação em ortopedia em 2014. - Pós graduação em Leishmaniose desde 2015. - Pós graduado em Dermatologia em 2017. - Autor do Livro: O Cão Não É O Vilão - Idealizador do Curso: Os Segredos Da Leishmaniose Canina - Hoje atuo como médico veterinário no Hospital Veterinário Cambuá em Bom Despacho (Minas Gerais) - http://hospitalveterinariocambua.com.br

    2 replies to "Nova vacina contra a Leishmaniose no mercado?"

    • vitor toloi

      BOA NOITE,quando essanova vacina sera comercializada no brasil?

      • Dr. Fábio Fidelis

        Vitor Toloi, ainda não temos previsão!

Deixe seu comentário ou dúvida