Comentários foram deixados em rede social na internet. Centro de Controle de Zoonoses fez boletim de ocorrência sobre o caso.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Florianópolis afirma ter recebido ameaças durante trabalho de orientação dos moradores sobre a leishmaniose visceral. De acordo com o gerente de Controle de Zoonozes e Sinantrópicos, André Grippa, foram deixados comentários desse tipo em uma rede social. Foi feito boletim de ocorrência sobre o caso.

As ameaças foram feitas há cerca de um mês. Segundo o gerente, elas vieram de moradores de uma rua do bairro Saco dos Limões. Por causa disso, os funcionários do CCZ vão passar nessa localidade em outra ocasião. O boletim de ocorrência foi feito na 5ª Delegacia de Polícia da Capital.

No sábado (16), a Prefeitura de Florianópolis informou que o terceiro caso contraído no estado de leishmaniose visceral humana foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). Desde agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, o CCZ faz o trabalho de orientação de porta em porta.

Número de casos aumenta

Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, a leishmaniose visceral canina, que antes se concentrava na região da Lagoa da Conceição, agora está distribuída em 34 bairros da capital.

Neste ano, foram testados 713 cães e detectados 62 casos da doença. A maioria dos casos está localizada na Lagoa da Conceição, no Canto da Lagoa e na Costa da Lagoa; mas bairros como Rio Tavares, Pantanal, Córrego Grande e Itacorubi também estão na lista.


Dr. Fábio Fidelis
Dr. Fábio Fidelis

Sou amante dos animais desde de criança, minha família tem um grande vinculo com os animais e tenho vários membros da família na profissão de médico veterinário inclusive o meu incrível pai (Dr. Eduardo Costa) o qual tenho extrema admiração! -Conclui o curso de Medicina Veterinária pela UFMG em 2011. - Pós graduação em ultrassonografia em 2012. - Pós graduação em clinica e cirurgia de pequenos animais em 2014. - Pós graduação em anestesiologia em 2014. - Pós graduação em ortopedia em 2014. - Pós graduação em Leishmaniose desde 2015. - Pós graduado em Dermatologia em 2017. - Autor do Livro: O Cão Não É O Vilão - Idealizador do Curso: Os Segredos Da Leishmaniose Canina - Hoje atuo como médico veterinário no Hospital Veterinário Cambuá em Bom Despacho (Minas Gerais) - http://hospitalveterinariocambua.com.br

Deixe seu comentário ou dúvida