A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde, está realizando ações do controle a leishmaniose no Distrito do Belmonte, nas localidades da Bebida Nova e Sítio Corujas.

Na manhã de ontem (10), uma equipe composta por agente comunitário de saúde, agente de endemias e técnicos em zoonoses administrou serviços de diagnóstico clínico e sorologia canina.Para a agente comunitária de saúde Edênia Teles, trata-se de um trabalho de conscientização e sensibilização. “A comunidade precisa estar informada sobre os perigos da leishmaniose e, também, como se prevenir”, ressalta.Doença grave e endêmica no Brasil, a leishmaniose visceral (calazar) é uma doença que pode ser transmitida aos animais e seres humanos pela picada de um mosquito.”O calazar é uma doença muito perigosa, que pode matar o animal e pôr em risco a vida das pessoas que convivem com ele”, explica o agente de endemias do Centro de Zoonoses, Wagner Mesquita.A leishmaniose canina, também conhecida por calazar, é uma zoonose, ou seja, atinge os animais e os humanos. É causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, transmitidos aos homens e animais por meio de um mosquito chamado flebótomo, popularmente conhecido como mosquito-palha, que está frequentemente presente em regiões quentes e úmidas.Para evitar a propagação da leishmaniose, aconselha-se primeiramente evitar a proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo. Higiene e limpeza são fundamentais para diminuir a incidência do mosquito. O uso de telas em portas e janelas também é recomendado. Outra dica é passear com o seu cachorro durante o dia, já que os mosquitos são mais ativos na parte da noite.


Dr. Fábio Fidelis
Dr. Fábio Fidelis

Sou amante dos animais desde de criança, minha família tem um grande vinculo com os animais e tenho vários membros da família na profissão de médico veterinário inclusive o meu incrível pai (Dr. Eduardo Costa) o qual tenho extrema admiração! - Conclui o curso de Medicina Veterinária pela UFMG em 2011. - Pós graduação em ultrassonografia em 2012. - Pós graduação em clinica e cirurgia de pequenos animais em 2014. - Pós graduação em anestesiologia em 2014. - Pós graduação em ortopedia em 2014. - Pós graduação em Leishmaniose desde 2015. - Pós graduado em Dermatologia em 2017. - Autor do Livro: O Cão Não É O Vilão - Idealizador do Curso: Os Segredos Da Leishmaniose Canina - Hoje atuo como médico veterinário no Hospital Veterinário Cambuá em Bom Despacho (Minas Gerais) - http://hospitalveterinariocambua.com.br

Deixe seu comentário ou dúvida