Registros foram os primeiros autóctones do estado, segundo Vigilância. Ciclo de palestras quer conscientizar moradores sobre zoonose.

Macapá teve em 2017 o primeiro registro de cão com leishmaniose contraída de maneira autóctone, ou seja, na própria cidade, segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses do estado. De janeiro até julho, seis animais infectados foram confirmados com a doença.

Para conscientizar mais o público sobre a zoonose, um grupo de amigos vai organizar uma palestra informativa. O encontro será no sábado (2), em um shopping na Zona Sul.

De acordo com o técnico de zoonoses e veterinário, Dennis Magalhães, o Amapá já tinha registros da doença, mas que era adquirida pelos animais fora do estado. A preocupação aumentou quando os exames deram positivo para a leshmaniose autóctone.

“Em fevereiro, a gente confirmou um caso inicial que identificou o Amapá como um estado com a leishmaniose visceral. Fizemos um inquérito epidemiológico na área onde foi encontrado esse animal, onde tivemos mais cinco casos confirmados. A maioria é de animais que tem dono e passa a maior parte do dia na rua”, falou o veterinário, que será o palestrante.

Descubra as 3 verdades sobre a Leishmaniose aqui!


Dr. Fábio Fidelis
Dr. Fábio Fidelis

Sou amante dos animais desde de criança, minha família tem um grande vinculo com os animais e tenho vários membros da família na profissão de médico veterinário inclusive o meu incrível pai (Dr. Eduardo Costa) o qual tenho extrema admiração! - Conclui o curso de Medicina Veterinária pela UFMG em 2011. - Pós graduação em ultrassonografia em 2012. - Pós graduação em clinica e cirurgia de pequenos animais em 2014. - Pós graduação em anestesiologia em 2014. - Pós graduação em ortopedia em 2014. - Pós graduação em Leishmaniose desde 2015. - Pós graduado em Dermatologia em 2017. - Autor do Livro: O Cão Não É O Vilão - Idealizador do Curso: Os Segredos Da Leishmaniose Canina - Hoje atuo como médico veterinário no Hospital Veterinário Cambuá em Bom Despacho (Minas Gerais) - http://hospitalveterinariocambua.com.br

Deixe seu comentário ou dúvida