Se já houver um animal infectado em sua casa, não entre em desespero! Nesse artigo vamos abordar sobre alguns mitos e verdades da leishmaniose canina. Qualquer dúvida ou comentário pode escrever abaixo do artigo que vamos responder todas!

Tratamento da Leishmaniose Canina:

O tratamento da leishmaniose canina existe tanto para pessoas quanto para os animais, entretanto, é mais fácil exterminar um animal do que tratá-lo. E é por essa razão que muitas pessoas não tratam os animais!

O tratamento, a vacinação e a utilização de repelentes em cão infectado com leishmaniose não o tornam um risco para sua família ou vizinhos.

Clique e conheça mais sobre o tratamento.

A Leishmaniose canina tem Cura?

Podemos sim levar à cura clínica (sem sintomas da doença) e à cura epidemiológica (não transmissor da doença).

Existem estudos já comprovados que mostram que um animal infectado em tratamento pode se tornar não transmissor da doença para o inseto (cura epidemiológica);

Tratar animais com leishmaniose não é crime e tem eficácia comprovada.

Soluções contra a Leishmaniose canina:

Existem muita polêmica sobre a leishmaniose, e o que normalmente é informado é que o grande vilão da leishmaniose é o cão e isso não é verdade. Pois temos vários outros reservatórios da leishmania, inclusive nós humanos.

Não é justo crucificarmos os cães pela doença o que precisamos é desenvolvermos mais a habilidade de diagnóstico da doença e combater os mosquitos palhas além de trabalharmos na prevenção com o uso das coleiras, pour-on e a vacinação.

Mosquito palha - Leishmaniose canina
Mosquito Palha

 Agora você já sabe mais um pouco sobre a leishmaniose canina!

Um grande abraço e se houver alguma dúvida, sugestão, deixe o comentário aqui em baixo que vamos responder todos!

A sua dúvida por ser a dúvida de várias pessoas!

Gostou do artigo e do conteúdo ajude outras pessoas a saberem compartilhando ele.

Descubra as 3 verdades sobre a Leishmaniose aqui!


Dr. Fábio Fidelis
Dr. Fábio Fidelis

Sou amante dos animais desde de criança, minha família tem um grande vinculo com os animais e tenho vários membros da família na profissão de médico veterinário inclusive o meu incrível pai (Dr. Eduardo Costa) o qual tenho extrema admiração! - Conclui o curso de Medicina Veterinária pela UFMG em 2011. - Pós graduação em ultrassonografia em 2012. - Pós graduação em clinica e cirurgia de pequenos animais em 2014. - Pós graduação em anestesiologia em 2014. - Pós graduação em ortopedia em 2014. - Pós graduação em Leishmaniose desde 2015. - Pós graduado em Dermatologia em 2017. - Autor do Livro: O Cão Não É O Vilão - Idealizador do Curso: Os Segredos Da Leishmaniose Canina - Hoje atuo como médico veterinário no Hospital Veterinário Cambuá em Bom Despacho (Minas Gerais) - http://hospitalveterinariocambua.com.br

    3 replies to "A leishmaniose canina tem cura?"

    • Suely

      Tenho um cao positivo e gostaria de fazer o tratamento qual o primeiro passo?tem algum risco para os donos? como prevenir para que a doença nao se espalhe?Qual o cus9to?

    • Fernanda

      Prezado dr. Fabio, obrigada por este site!
      Gostaria de saber se todos os animals da casa devem ser testados caso um deles seja diagnosticado com a doença.
      Grata,
      Fernanda

      • Dr. Fábio Fidelis

        Olá Fernanda! Que bom que o conteúdo está te ajudando!
        Eu faria exames em todos, principalmente se já apresentarem alguns sintomas!

        Conte comigo.

Deixe seu comentário ou dúvida