Os laboratórios Leti dão em fevereiro de 2017 a conhecer a Letifend, a primeira vacina desenvolvida na Europa a ter por base a tecnologia de ADN recombinante, fazendo deste tratamento mais eficaz e mais seguro para o animal, conforme indicam através de comunicado enviado às redações.
A leishmaniose canina é uma zoonose global, derivada do parasita L. infantum, com incidência muito grande em Portugal, especialmente nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve. Assim como Espanha, França e Itália, são “os países mais afetados da Europa com cerca de 2,5 milhões de cães infetados por L. infantum, na totalidade”.
A leishmaniose canina pode não apresentar sintomas durante anos, sendo uma doença difícil de diagnosticar sem ajuda médica.
A vacina Letifend é formulada a partir de fragmentos de proteínas do parasita L. infantum e serve para imunizar cães não infetados, assim como reduzir o risco de infeção ativa ou doença clínica após exposição do animal à doença.
Ao contrário das vacinas já existentes, a Letifend “é administrada numa única dose anual, de modo que pode ser incluída em protocolos de vacinação dos cães, logo a partir dos seis meses de idade” e “garante a inexistência de efeitos secundários no animal, frequentemente verificados até então”.
3 replies to "Nova vacina contra a Leishmaniose no mercado?"
Prezado,
Já estão disponibilizando a letifend no Brasil?
Abraços
BOA NOITE,quando essanova vacina sera comercializada no brasil?
Vitor Toloi, ainda não temos previsão!