Objetivo é realizar diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Serviço será prestado próximo a Escola Municipal Benedita de Pádua Martins, das 8h às 16h, em Presidente Prudente.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza neste sábado (9) um plantão de coleta de sangue para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), no Residencial São Paulo, em Presidente Prudente.
Os trabalhos serão realizados na Rua Antônio Carlos Dearo, próximo a Escola Municipal Benedita de Pádua Martins (Dita), das 8h às 16h.
De acordo com o gerente do CCZ, João Henrique Artero de Carvalho Leite, o plantão é destinado a todos os moradores do bairro, que receberam o comunicado em sua caixa de correio, bem como demais proprietários de animais que receberam notificações.
“E se o seu cãozinho está com sinais clínicos da doença ou não realiza o teste há mais de quatro meses, esta é a oportunidade para realizar o exame”, completou o médico veterinário.
A Prefeitura lembra que o exame também pode ser realizado no CCZ, localizado na Rua Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco. O ambulatório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral canina são o emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta das orelhas e ao redor dos olhos.
“Assim, é extremamente necessário impedir a proliferação do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose, pois se trata de uma doença grave e transmissível aos seres humanos”, afirmou o poder público.
Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito.
Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes.
Os interessados em utilizar esse produto em seus pets, devem se informar com um veterinário sobre as formas e condições de uso.