Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou nesta quinta-feira  a confirmação de mais 22 casos positivos para Leishmaniose Visceral Canina em Presidente Prudente. Desse total, 21 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, e um é importado. Com esses novos resultados, a cidade chega agora a 275 casos confirmados da doença neste ano, com 264 autóctones e 11 importados.

Entre os bairros com confirmações de leishmaniose canina neste último balanço, destacam-se o Parque Imperial e o Jardim Sabará, com dois casos cada. Já nos bairros Vila Haruo Uoya, Jardim Augusto de Paula, Residencial Dayane, Montalvão, Jardim Bela Vista, Residencial Monte Carlo, Residencial Anita Tiezzi, Parque Primavera, Vila Santa Helena, Jardim Bongiovani, Cidade Universitária, Mário Amato, Jardim Cinquentenário, Jardim Santa Fé, Jardim Jequitibás, Jardim Humberto Salvador, Parque Jabaquara e Watal Ishibashi houve um registro em cada.

O coordenador do CCZ, Célio Nereu Soares, orienta a população a estar sempre atenta a eventuais sinais da doença. “Caso o cão apresente feridas pelo corpo, unhas grandes, secreção nos olhos, queda de pelo e emagrecimento, leve o animal até o CCZ para realizar o exame para detectar a leishmaniose, bem como utilizar coleiras com repelente”, alerta.

Descubra as 3 verdades sobre a Leishmaniose aqui!


Dr. Fábio Fidelis
Dr. Fábio Fidelis

Sou amante dos animais desde de criança, minha família tem um grande vinculo com os animais e tenho vários membros da família na profissão de médico veterinário inclusive o meu incrível pai (Dr. Eduardo Costa) o qual tenho extrema admiração! - Conclui o curso de Medicina Veterinária pela UFMG em 2011. - Pós graduação em ultrassonografia em 2012. - Pós graduação em clinica e cirurgia de pequenos animais em 2014. - Pós graduação em anestesiologia em 2014. - Pós graduação em ortopedia em 2014. - Pós graduação em Leishmaniose desde 2015. - Pós graduado em Dermatologia em 2017. - Autor do Livro: O Cão Não É O Vilão - Idealizador do Curso: Os Segredos Da Leishmaniose Canina - Hoje atuo como médico veterinário no Hospital Veterinário Cambuá em Bom Despacho (Minas Gerais) - http://hospitalveterinariocambua.com.br

Deixe seu comentário ou dúvida